Crítica - Viúva Negra (Black Widow, 2021)

Если перевести, ты должен мне пиццу.

Depois de quase dois anos sem um longa-metragem da Marvel Studios, voltamos aqui com um filme que está meio atrasado, não pela sua longa história com os adiamentos, mas também porque o filme deveria ter saído vários anos atrás, explico isso melhor depois. Desde que apareceu em "Homem de Ferro 2" , a Viúva Negra foi uma das "super-heroínas" mais famosas do mundo (inclusive, acho que ela foi até mais famosa que a Mulher Maravilha por alguns anos) e ela sendo uma das personagens mais queridas pelo público, nunca teve nada aprofundado sobre, querendo ou não, ela no início era só a mulher com bunda grande para chamar atenção de homem tarado, mas com o tempo foi ganhando seu desenvolvimento e com seus traumas sendo mostrados (principalmente em "Vingadores: A Era de Ultron"), porém ainda era pouco e quando ela começa a ganhar um desenvolvimento decente, ela morre em "Vingadores: Ultimato", aí quando ela morreu eu fiquei com um vazio pensando: "pô, a personagem é uma das heroínas mais famosas do mundo e morre assim? Sem nenhum aprofundamento nem nada?" e aí confirmam o filme solo dela, quando confirmaram a época que ele se passava (entre "Capitão América: Guerra Civil" e "Vingadores: Guerra Infinita"), eu só pensei: "pô, então para que lançar agora?". É como eu digo, as pessoas só dão valor quando perdem, não quiseram fazer um filme sobre uma das melhores personagens (com uma das melhores intérpretes que tinham) e fizeram um filme deslocado de todo o universo só para dizer que ela teve o devido reconhecimento, mas não adianta dar reconhecimento se a personagem nunca mais vai aparecer nesse universo, vocês mataram a personagem e nem fizeram uma cena decente sobre como aquilo impactou os outros personagens que eram próximos delas e agora vem com esse papo furado de reconhecimento? Não é atoa que são odiados por muita gente. O filme era para ser lançado em 2016, depois de "Capitão América: Guerra Civil" e antes de "Doutor Estranho", tinha espaço para eles lançarem e eu garanto que teria sido um sucesso gigantesco de bilheteria, além de fazer mais sentido para a continuidade do universo.

Bom, depois desse desabafo, vamos falar sobre o que interessa. A Scarlett Johansson tem uma bela bun... Digo, o filme superou minhas expectativas, eu estava esperando uma bomba, sendo bem sincero, mas é um dos filmes mais divertidos de assistir do MCU! A diretora Cate Shortland sabe contar e como contar a história muito bem, ela tem até certa liberdade para tirar sarro da personagem algumas vezes através da personagem da Florence Pugh, mas ainda falta autoralidade, sinceramente eu já me acostumei com isso, nem dou bola mais, poucos filmes desse universo são autorais, porém achei um filme que é meio genérico, principalmente nos diálogos, eu matei vários diálogos antes mesmo deles acontecerem sem nenhuma dificuldade, falta um pouco de originalidade. Porém, eu gostei do aprofundamento dado a Natasha e toda a curiosidade dela em querer saber quem é a sua mãe de verdade, em querer saber de onde ela vem e querer vingança contra seu malfeitor. Achei bem legal o flashback contando de quando ela era criança e o dia que ocorre o grande trauma dela e que ela vira uma viúva, ali mostra que ela é uma personagem corrompida desde criança, nunca teve infância, era esse o desenvolvimento que precisávamos durante a primeira saga da Marvel, imagina se a gente tivesse visto a morte dela em "Vingadores: Ultimato" com esse desenvolvimento que tínhamos aqui, a cena ganharia muito mais impacto. Mas o principal do filme são as cenas de ação, é um ótimo filme de aventura, de luta, as cenas de ação me lembram as de "Capitão América 2: O Soldado Invernal" (até o final das duas obras é semelhante), é um filme de espionagem claramente baseado em "007", até o vilão é um russo maluco, que, sendo bem sincero, é só um russo maluco mesmo, o cara só tem um plano maligno que ele pensa que é infalível e falha no final, mas é perdoável porque dá para perceber que é homenagem aos filmes de "007" e os vilões dos filmes antigos eram assim mesmo, então é uma homenagem bem feita.

Mas, sendo sincero, o clímax do filme é muito monótono, foi a única parte do filme que eu realmente não gostei, eu acabei de assistir e, de verdade, não lembro o que acontece nos primeiros 5 minutos do terceiro ato e o Treinador, um vilão grandioso das HQs da Marvel, é reduzido a um "cachorro" do vilão de verdade, é uma adaptação horrível, apesar do plot twist e das cenas de ação envolvendo "ele".  Mas eu gostei muito da "família" da Nat, a Yelena (Florence Pugh) é uma personagem muito bem desenvolvida, todos os traumas que ela tem são bem trabalhados e a ironia dela é muito boa, o jeito que ela debocha das situações envolvendo a Nat e a inveja dela causam resultados hilários, só não gostei do sotaque da Florence Pugh, é forçado demais, tanto que uma hora ele some do nada e depois volta e depois some de novo, não entra na personagem, seria melhor sem sotaque mesmo, a personagem também faz o que eu gosto de chamar de "papel de Nolan", onde é ela que explica tudo, como funciona tal coisa, onde que tal coisa e feita e blá blá blá. A Melinda (Rachel Weisz) é a personagem mais apagada, mas ainda sim consegue brilhar sendo a mente brilhante da equipe, sendo a mãezona, Weisz passa muito bem essa sensação de mãezona na atuação, mas é uma personagem totalmente esquecível, eu nem lembro o que ela faz no clímax do filme. Porém, o Alexei (David Harbour) é um dos melhores personagens do MCU, um dos melhores alívios cômicos, com certeza um dos que eu mais ri, eu adorei como é trabalhada a arrogância dele em querer se equiparar com o Capitão América, dizendo que tinha uma rivalidade com ele sendo que o Capitão tava congelado antes dele nascer, também é legal a desconstrução do cara forte e poderoso que é bonitão, loiro e bombado que vai para um cara velho, gordinho, com várias tatuagens de prisão e dentes amarelos. E tem outra coisa que eu não gostei do filme também, que foi que o filme é muito feio em questão de efeitos visuais, os práticos até que vai, mas o VFX é horrível, chroma key perceptível, chega a ser incomodativo, geralmente não me incomodo com VFX ruim, mas é um filme da Disney multibilionária que já ganhou vários prêmios de efeitos visuais e isso aqui chega a ser estranhamente bisonho.

Tirando esses problemas, "Viúva Negra" é divertido, porém veio na hora errada, era para ter chegado vários anos atrás, a única coisa realmente útil para o MCU no futuro é o que acontece na cena pós-créditos que é diretamente relacionada com a série "Gavião Arqueiro". É um filme bem legal de aventura e de espionagem e nos mostra mais sobre a história de uma das personagens mais complexas da história dos quadrinhos, uma baita homenagem às franquias "Missão Impossível" e "007". Além do mais, aqui também marca a despedida da Scarlett Johansson do MCU, ela que foi uma das primeiras famosas que realmente bombavam a aceitar fazer parte desse universo e ajudou muito na popularização dele, com certeza ela está na história da Marvel nos cinemas, vai fazer falta, mas vai ser bem substituída, tenho certeza. Gostei bastante, a expectativa baixa deve ter ajudado nisso. Mas digo aqui: se você for assistir para procurar conexão com o que vem pela frente, melhor nem assistir, só procura o pós-créditos no YouTube e pronto, vê para se divertir e não para criar teorias.

Nota - 7.5

Postagens mais visitadas