Crítica - Pânico 3 (Scream 3, 2000)
Você vira o que critica.
Depois de dois filmes bons, temos o pior filme da franquia disparado até agora. Em Hollywood, temos a maldição do terceiro filme, onde em franquias a maioria dos terceiros filmes é ruim, você deve saber disso, há vários exemplos disso como "Robocop 3" ou o divisivo "O Poderoso Chefão - Parte III" (que eu particularmente gosto), infelizmente, essa franquia infelizmente cai nessa maldição também, tem uma ou outra coisa boa, mas tem coisas que testaram a minha suspensão de descrença com a franquia, principalmente porque o filme cai em algumas coisas ridículas e hipócritas com tudo apresentado sobre a franquia até aqui.
O filme é dirigido pelo Wes Craven, será que é mesmo? Pois não parece, Craven é um diretor que a gente sabe que tem capacidade e autoralidade o suficiente para fazer um filme incrível, só olhar os outros dois anteriores, aqui ele tá perdido, ele contradiz TUDO que é apresentado nos dois últimos, ele cai naquilo que ele critica de que o filme de terror é legal pela matança e não pelo o que ele tem a dizer e aqui é mais ou menos isso, a história é ruim, o jeito que o Craven conta é pior ainda, o legal do filme é justamente ver o Ghostface matando, isso é absurdamente hipócrita e não adianta vir com papinho de que "mudou o roteirista", a culpa é do Craven sim, não é porque alguém tem talento que vai acertar sempre.
Eu gosto no filme a crítica feita à indústria hollywoodiana em si, criticando o fato de sempre ter a loira gostosa nos filmes sendo assassinada saindo do banho, sempre o produtor meter o dedo e até a maldição do terceiro filme é criticada aqui só que de forma implícita através do set, porém principalmente critica os produtores de Hollywood, que vendem papéis para atrizes novas e inocentes por sexo e as vezes nem é consensual, a série de escândalos sexuais envolvendo produtores, atores, diretores e etc. lá em 2017, 2018 e tal, foi exposta já aqui, o personagem do Milton é o Harvey Weinstein dos filmes de terror (curiosamente é um filme produzido pelos dois Weinsteins).
Mas cara, o que mais me incomoda no filme é subjugar a Sidney à uma mera coadjuvante e dar mais protagonismo à Gale e ao Dewey (inclusive o arco do Dewey estar brigado com ela de novo? Isso já morreu no segundo), principalmente dando destaque para o elenco ficcticio do Pânico dentro do filme, a Jennifer é irritante, você não tem apego por ela, ela é chata e quando ela morre, não faz falta, assim como a Angelina, o Tyson, o cara que interpreta o Dewey dentro do filme que eu esqueci o nome, você não tem o mínimo impacto pela morte de todos eles além de que algumas são jumpscares.
O arco do Sidney aqui dela criando visões na cabeça dela é interessantíssimo, mas é mal aproveitado, visto poucas vezes, poderia ter sido um baita arco, mas pelo mal desenvolvimento, acaba virando até algo engraçado. E olha, eu me irritei mesmo com o plot twist do Ghostface aqui, primeiro que para mim foi meio óbvio desde a cena da discussão na sala da produção, segundo que é um plot twist ruim, a motivação é forçada, isso eu não consigo considerar canônico, isso muda tudo do primeiro e do segundo, anulando duas obras incrívelmente superiores, parece um negócio meio Scooby-Doo, dos episódios ruins do Scooby-Doo.
Infelizmente "Pânico 3" cai também na maldição do terceiro filme, era um filme com bastante potencial, que infelizmente cai dentro de uma história ruim, cai dentro de uma história hipócrita, o filme vira tudo que os outros da franquia criticam, todos os arcos com potencial são mal aproveitados e mal desenvolvidos, todos os arcos que são ruins são elevados a um papel maior que estraga, o Craven é um diretor ruim por conta disso? Não, até o Hitchcock fez filme ruim, mas não é porque o diretor tem talento que salva, todo mundo erra e o Craven errou, é triste mas é verdade.
Nota - 4,0/10