Crítica - Os Vingadores (Marvel's The Avengers, 2012)

Na minha opinião, é o melhor filme da Marvel, sem sombra de dúvidas.

Desde que o primeiro filme do Homem de Ferro foi lançado (que já tem texto por aqui, só procurar), estávamos sendo preparados para este momento, a cada filme que se passava novos personagens eram apresentados e não importando a qualidade duvidosa do filme, você queria ver mais daqueles personagens e aqui temos finalmente o evento, a reunião, o espetáculo. Tenho uma relação especial com esse filme desde mais novo, na escola só falavam dele na época, quando eu tinha TV a cabo sempre marcava para assistir e também por causa desse filme eu fui pesquisar sobre vários outros e acabei me aprofundando nesse mundo cinéfilo, conhecendo vários filmes por causa dos atores (como "Pulp Fiction" e "Faça a Coisa Certa" por conta do Samuel L. Jackson e "Match Point" por conta da Scarlett Johansson) e ele praticamente foi minha porta de entrada nesse mundo do cinema, então devo muita coisa a ele, mas cara, revendo agora pela vigésima sétima vez acho que o impacto sobre o filme realmente caiu sobre mim, eu percebi várias coisas que não tinha percebido, vários lances mais cinematográficos mesmo, como jogos de fotografia incomuns em filmes blockbuster e também um baita desenvolvimento de personagem e de universo, é cinema para caramba isso aqui. Em 2019, o diretor Martin Scorsese (um dos meus diretores favoritos e talvez o diretor vivo que mais ama a arte do cinema), disse que a Marvel não era um cinema focado em apresentar grandes dramas (que era o cinema que ele gosta e se acostumou a ver) e que eram filmes de parque de diversões e vou te dizer que ele tá certo, parque de diversões não é um sinônimo de ruim, parque de diversões tá até no nome, é divertido, é feito para entreter e fazer o espectador se sentir bem, ter uma vibe legal e é isso aqui que faz esse filme funcionar, é um filme que conclui a primeira fase desse universo compartilhado e que serve como a base para o acontecimento de todos os filmes seguintes desse universo e que é um baita filme de ação, baita filme legal de se assistir, até mesmo para quem nunca nem ouviu falar em HQs.

Esse aqui é o filme de HQs com mais vibe de HQs que tem, tão ligado no Cine Gibi da Turma da Monica? Que tem aquela máquina do Franjinha que transforma HQs em filmes? Então, esse filme parece isso! É total quadrinhos na tela o tempo inteiro, cada enquadramento é como se fosse um desenho de uma HQ que vai ganhando vida, a preparação dos heróis para a guerra, o início da batalha, os momentos de descontrair até que chega na parte dos heróis naquele círculo no meio de Manhattan que é uma folha dupla, é sensacional, é algo artístico. O diretor Joss Whedon (que na época ainda não tinha estragado um filme completamente e ameaçado destruir carreiras de atores) sabe muito bem como transcrever a arte das HQs para a telona, a câmera dele é perfeita, ele pega cada enquadramento que como eu disse, parece um Cine Gibi e ele também é muito bom dirigindo cenas de ação, ele sabe muito bem como conduzir a galera que tá fazendo as cenas e parece que ele tá extraindo o máximo para deixar tudo perfeito, a cena onde tudo dá errado no Aeroporta-aviões é uma das cenas mais bem controladas e feitas com maestria no MCU, é o Stark e o Capitão num canto, a Viúva tentando recuperar o Gavião em outro e o Thor quase domando o Hulk em outro canto e tudo é posto no filme de forma que dá para entender, de forma que fica perfeitamente encaixado e que já te prepara para a grande set-piece do filme. E a set-piece do filme é espetacular, é o grande clímax, a batalha de Nova York, algo nesse universo tão ou mais desesperador e traumatizante que o 11 de Setembro e é uma cena que dura muito, é praticamente um terço do filme e já mostra a dinâmica e a química entre os personagens funcionando muito bem e o início de uma relação de amizade, companheirismo, trabalho e respeito, os Vingadores surgem ali, com o Capitão assumindo o papel de líder para si, o Thor mostrando ser um grande protetor, o Homem de Ferro com seus planos criativos, a Viúva e o Gavião ajudando o máximo mesmo sendo os mais fracos de lá e o Hulk esmagando, são os Vingadores trabalhando em harmonia, é emocionante para um fã de super-heróis ver aqui.

Também gosto muito de como é trabalhado o lado pessoal dos personagens, o Whedon tenta levá-los para um lado mais humano (com exceção do Barton que fica metade do filme com a mente controlada, o lado humano dele ficou para o próximo filme). O Whedon mostra muito bem o dom e as motivações de cada personagem que vão se alinhar com a morte do Coulson, é mostrado o Stark como o gênio ambicioso que ele é, mas também mostra que o coração dele ainda tá lá e que ele se importa com esse mundo e com o povo a ponto de se sacrificar pelo planeta, o Capitão é mostrado como o cara que quer recuperar o tempo perdido e também que é um baita líder e é um cara que se surpreende cada vez mais com o mundo e com o que a figura dos heróis representam no presente daquele universo, a Viúva Negra aqui ainda é o símbolo sexy para chamar atenção de tarado, mas é uma personagem que é melhor desenvolvida como uma grandiosa lutadora e espiã, tendo cenas incríveis mostrando o porquê disso (como no interrogatório russo no início e na cena onde ela se encontra com o Loki) e o Banner é muito melhor aqui do que no filme solo dele, acho que é consenso isso, o Banner do Mark Ruffalo tem motivações mais aparentes e o medo dele do Hulk aparecer é notável, ele transmite muito bem o medo e os dramas do Banner que nos filmes posteriores eu não me lembro de ter um desenvolvimento tão bom. E gostaria de destacar também que o Coulson morrer para a união dos Vingadores ocorrer faz todo o sentido, porque, se você parar para pensar, o Coulson estava relacionado a cinco dos seis protagonistas, ele era um cara que sempre tava lá perto do Tony Stark nos filmes solo dele, ele teve diálogos com o Thor no filme solo dele, ele era um fã compulsivo do Capitão e companheiro de trabalho da Viúva e do Gavião, ele ter morrido, ter se sacrificado em um ato heróico foi a escolha certa, ele já tava aparecendo nos outros filmes e os espectadores já tinham se familiarizado com ele, o ato dele de se sacrificar foi o que sensibilizou os heróis e causou tudo que vimos no filme, o Coulson praticamente foi a chave que fez quase tudo nesse universo ocorrer, é um dos personagens mais importantes desse universo e depois ele volta, mas eu não vejo a série, então para mim morreu permanentemente.

Para finalizar, só gostaria de falar que a cena pós-créditos envolvendo o Thanos é onde o universo começava a se desenvolver e nos mostrar que o universo da Marvel é bem mais extenso do que imaginamos. "Os Vingadores" para mim foi um filme super importante para meu desenvolvimento como cinéfilo e até como pessoa também, é um filme que me marcou, que eu gosto muito de assistir, que eu divirto-me vendo e que eu nunca vou esquecer. É um filme incrível como evento, como expansão de universo e que nos mostra que estamos só no início de tudo e que tem muito ainda por vir e para mim, é o melhor filme da história da Marvel, não só do MCU, é o melhor filme baseado em história da Marvel de todos incluindo X-Men, Homem-Aranha, Blade e etc. Adoro demais.

Nota - 10

Postagens mais visitadas