Crítica - Thor: O Mundo Sombrio (Thor: The Dark World, 2013)

O pior filme do MCU.

Desde que "Batman: O Cavaleiro das Trevas" foi lançado em 2008, o filme ditou tendência e os filmes de super-heróis mudaram, com isso, cada empresa que tinha direito de fazer um filme de super-herói tentou fazer um filme na mesma vibe do filme do Nolan, a Fox tentou com "X-Men: Origins Wolverine" e como sabemos muito bem, não deu nem um pouco certo, a Sony tentou com "O Espetacular Homem-Aranha", que eu até gosto, mas muita gente não gosta e acha que a dramatização encima de um personagem cômico como o Aranha foi desnecessária e eu até concordo com essa última parte, e por fim, a Marvel/Disney tentou fazer o seu "The Dark Knight" aqui como sua primeira tentativa e deu incrivelmente errado! O filme começa bem, os primeiros 15 minutos são excelentes, o Odin contando histórias e o Thor destroçando personagens de pedra, mas depois, quando Jane Forster descobre o Éter, o filme fica chato e uma tolice pura, era um filme que poderia ter sido épico, mas prefere se segurar em uma zona de conforto usando de soluções previsíveis e cansativas. Cara, é um filme que não anda nunca, a cada 10 minutos que se passavam, pareciam que eram 30, quando o filme começa a andar, o diretor Alan Taylor pisa no freio e volta a mesma bobagem de antes. Esse texto vai até ser mais curto que os outros porque sinceramente eu não lembro de um monte de coisa que eu vi no filme e só se passaram 15 minutos desde que eu vi. É o filme mais "dane-se" do MCU, ninguém lembra o que acontece e no futuro a única coisa que ele realmente teve importância foi na cena pós-créditos envolvendo o Colecionador e o Éter, mas de resto, dane-se, o Loki volta depois (na real ele volta cinco minutos depois), a Jane Forster não volta mais, o Selvig só faz um cameo em "Vingadores: Era de Ultron" e os amigos do Thor morrem todos no filme seguinte do deus nórdico, não serve para nada, é impressionante como em dois filmes estragaram uma história incrível de um herói incrível dos quadrinhos e tiveram que deixar para o Taika arrumar tudo no terceiro.

O diretor desse filme é Alan Taylor, ele que é diretor de tv, mas não um qualquer, dirigiu episódios de séries como "Lost", "The Sopranos" e "The West Wing", mas em um filme com uma hora e 10 minutos que um episódio de série ele não consegue trabalhar quase nada, ele dá um desenvolvimento raso para o Thor, para o relacionamento dele com os outros personagens do filme e deixa o vilão sem instinto de ameaça nenhum, primeiramente gostaria de me aprofundar mais nessa parte das relações, principalmente do Thor com sua mãe, a personagem da mãe é muito pouco mostrada nos dois filmes e o diretor tem a brilhante ideia de matá-la como se fosse, a exemplo de comparação, a morte do Tio Ben no primeiro filme "Homem-Aranha" (2002), não dá certo, porque fazendo essa comparação, o Tio Ben é mostrado no filme inteiro como a pessoa mais importante para o Peter ser quem ele é, a mãe do Thor depois que morre só é citada duas vezes e em uma vez é só para o Thor não matar o Loki na porrada, não tem impacto nenhum no espectador, é uma morte nula, tanto que até ela reaparecer em "Vingadores: Ultimato" eu sequer lembrava que o Thor tinha uma mãe nos filmes. E também o diretor conduz muito mal os atores, todos que estão lá tão sem vontade, a única vontade que parece que eles tem é a de ir embora do set, o Anthony Hopkins tá parecendo um robô atuando, só mexe a boca, a Natalie Portman tá com uma cara de desinteresse o filme todo, é visível que ela tá desconfortável gravando, parece ela tá se forçando para atuar mal e nunca mais ser chamada para a Marvel novamente, mas para mim o pior é o que o diretor faz com o Loki, o Loki tá insuportável, o diretor tenta forçar o Loki a ser carismático, na a cada diálogo dele ele fica mais chato, engraçado que quando ele vai para o lado do bem você torce menos para quando ele que quando ele era o vilão. E falando de vilão, o desse filme chega a ser pior que o Aldrich Killian, ele simplesmente não tem nada a fazer, nem risadinha ele dá, ele só tá lá para matar a mãe do Thor, abrir um portal e morrer, eu nem lembro qual o nome dele, eu nem lembro se ele está no clímax do filme, falando em clímax, o desde filme é basicamente uma tolice, não é empolgante, o Thor é mandado para longe da batalha no meio dela e o final dela é mais broxa que o Junior de "Eu, A Patroa e as Crianças".

Vou finalizar aqui, porque minha vontade de escrever o texto tá igual a vontade do elenco desse filme de atuar. "Thor: O Mundo Sombrio" é o pior filme do MCU, não serve para nada no futuro do universo, não entretém, a única coisa que ele dá é vontade de dormir. É um filme que parece que dura uma eternidade, eu fui com a mente bem aberta para essa revisita e acabei achando pior do que eu achava, é um filme esquecível, decepcionante, onde nada lhe salva, nada mesmo e um filme que eu já esqueci tendo acabado de assistir a pouco tempo. Parabéns Alan Taylor pelo feito de ter dirigido o pior filme de um universo compartilhado.

Nota - 0.5

Postagens mais visitadas