Crítica - Cavaleiro da Lua (Moon Knight, 2022)

Um show de Oscar Isaac, porém...

🚨 Texto sem spoilers 🚨

O Cavaleiro da Lua é simplesmente um dos personagens mais incríveis que a Marvel tem nos quadrinhos, tem uma das mitologias mais ricas dentre os heróis da editora, é considerado "o Batman da Marvel" (por mais que seja bem diferente em vários aspectos) e há anos os fãs vem pedindo o herói no MCU. A Marvel atendeu o pedido e trouxe na sua primeira série de origem, com Oscar Isaac no papel principal, tava bom demais para ser verdade, mas o que realmente interessa é se a série é boa e sobre isso tenho uma opinião meio confusa, mas ao longo do texto vocês vão entender.

Tenho uma opinião meio dividida sobre, tem coisas que eu gosto muito e tem coisas que eu não gosto nada. Minha primeira crítica à série é: tem muito pouco do Cavaleiro da Lua! Não vejo problema em focar no Marc Spector e no Steven Grant (ambos interpretados por Oscar Isaac), mas gostaria de ver mais do herói em si, quase não tem e quando tem é CGI e eu não entendi isso, o personagem é um que é muito físico, as lutas dele tem muito contato e a série teve um orçamento bem baixo, então porque não colocaram um dublê com o traje? Fica meio zoado. Sobre essa questão do CGI que vem sendo muito debatido nas últimas obras da Marvel e os efeitos visuais da série não são ruins, o problema é que o orçamento é muito abaixo e os fãs da Marvel se acostumaram a ver o Thanos, o Groot, o Rocket Raccoon e outros que foram feitos com um orçamento muito acima e aí ao comparar com o Khonshu (F. Murray Abraham) é óbvio que fica claro que existe uma distância de qualidade muito grande, então, fãs, deixem de ser mimados.

Eu gosto do miolo da série, os episódios 4 e 5 são muito bons, eu gosto do conceito do purgatório onde o Marc Spector acaba e a forma como mostra o passado dele, a infância e como ele virou o Cavaleiro da Lua, é muito bom, eu acho que ali mostrou o que devia mostrar desde o início e foi ali que eu consegui sentir a proximidade ao Marc Spector. Eu gosto de como a relação entre o Marc e o Steven Grant é criada, é meio estranho a relação entre duas pessoas que são a mesma funcionar, mas é muito boa a dinâmica deles, o Grant mais inocente e bom moço e o Marc como o bad boy perturbado e quando os dois se encontram no purgatório é muito bom, isso também é mérito da edição e dos editores, que conseguiram nos fazer acreditar que realmente existiam dois Oscar Isaac ali. E a melhor coisa da série, de longe, é a atuação do Oscar Isaac, o cara fez dois personagens ao longo dos episódios perfeitamente, é assustador como ele muda tão naturalmente o sotaque, os trejeitos, o tom de voz, a postura, as ambições dos personagens, é uma das melhores atuações que eu já vi no MCU (talvez a melhor), é um trabalho inacreditável dele, é uma atuação perfeita, mal posso esperar para vê-lo novamente no MCU.

Também gosto muito da Lyla, a May Calamawy é um achado, onde é que essa mulher tava esse tempo todo? Além de ela ter uma química fora do comum com o Oscar Isaac, ela é incrível na atuação no geral, no último episódio tem uma certa cena que ela faz uma atuação corporal maravilhosamente bem feita e eu gosto de como ela quebra esse arquétipo da esposa preocupada, virando uma personagem bad-ass mesmo, ela não é tão bad-ass, mas ela luta muito bem e impõe o respeito, é um dos pontos altos da série. Porém, o Ethan Hawke... Que que ele tá fazendo aqui? O personagem dele é um enfeite, tinha tudo para ser o melhor vilão do MCU, tinha uma inspiração boa e é um personagem que tinham carta branca para fazerem o que quiserem, porém o antagonista dele é nulo, não apresenta nenhuma ameaça, não tem nenhum momento onde você sinta medo dele, não tem imponência alguma e o Ethan Hawke fica com uma cara de bunda a série toda, ele tá lá de enfeite, só pra dizer que o Ethan Hawke tá na série e chamar atenção da cinefilia.

"Cavaleiro da Lua" é uma série que me dividiu muito, gostei muito de alguns episódios, desgostei de outros e achei outros medianos, no final acho que o saldo fica positivo por gostar muito da performance do Oscar Isaac que eleva muito o nível da série. O que eu sinto falta mesmo é do herói título, que aparece muito pouco, poderia ter tido bem mais do Cavaleiro em si e também acho que o vilão foi extremamente subvalorizado pela equipe criativa da série e ficou um vilãozinho frouxo que não põe medo nem em um bebê. Série bacana, mas que peca em vários aspectos. Na realidade essa série não passa de uma gangbang do cacete, tem uns quinze nego tentando comer a mesma mina.

Nota - 7,0/10

---

Nota por Episódio:
Ep 1x1: "The Goldfish Problem" - 8,0/10
Ep 1x2: "Summon The Suit" - 5,5/10
Ep 1x3: "The Friendly Type" - 7,5/10
Ep 1x4: "The Tomb" - 7,0/10
Ep 1x5: "Asylum" - 8,5/10
Ep 1x6: "Gods and Monsters" - 6,0/10

Postagens mais visitadas