Crítica - Os Olhos de Tammy Faye (The Eyes of Tammy Faye, 2021)
Esse filme pode ser definido em várias palavras... Todas negativas.
Você, é, você mesmo que tá lendo aí deitado de camisa cinza, me responda sinceramente: você, antes desse filme, já tinha ouvido falar em Tammy Faye? Pois é, eu também não, porém saiba que Tammy Faye é uma espécie de Xuxa/Hebe Camargo estadunidense, uma celebridade bastante conhecida, uma apresentadora, evangelista e cantora muito adorada por lá, então esse filme é um dos clássicos casos de filme americano feito para americano, tanto que se formos olhar, os americanos adoraram esse filme e a maior parte das suas notas são positivas no Letterboxd (sim, eu sei, é inacreditável). A questão é: eu não sou norteamericano e estou cagando para eles, então em minha visão imparcial de não ter ideia de quem é Tammy Faye, esse filme é uma porcaria!
Poucas vezes na minha vida eu vi um filme tão mal dirigido, sério, parece que o filme não tem diretor, parece que tudo nele tá acontecendo por livre e espontânea vontade dos atores, as cenas são confusas e anticlimáticas, não tem peso, não tem carga dramática, se arrasta desnecessariamente a exibição inteira, eu até diria que parece uma esquete do SNL, mas aí eu estaria ofendendo esse programa incrível. Quem dirige é o Michael Showalter, ele é diretor de comédia e de comédia romântica, o maior colaborador dele é o Kumail Nanjiani e aí colocam o cara logo para dirigir uma cinebiografia de uma pessoa com uma história dramática, não combina, eu sinto só olhando para o filme que o cara não sabia o que fazer, tem uma parte do filme que se passa numa visita dos protagonistas à mansão do manda-chuva da PTL e nossa, o que acontece ali é chocante de tão mal feito.
Na realidade, o filme não é só mal feito, ele chega a ser vergonha alheia, esse filme é um sinônimo da palavra "cringe", pois tem cada cena que você pensa "não é possível que isso esteja acontecendo", tem uma cena da Tammy Faye se esfregando num maluco com cara de hippie, detalhe: não é nem uma cena de sexo, é literalmente ela se esfregando de roupa na calça dele - essa cena foi o momento que eu quase desisti do filme, não dá, logo em seguida a bolsa dela ainda estoura, cara, sério, é inacreditável. No começo, a obra parece um perfil daqueles casais cristãos do Instagram que querem parecer legais por serem cristãos e tentarem quebrar esse tabu de que cristão é chato, mas que na real são insuportáveis e só colaboram mais para esse hate, nossa, que casal insuportável desse filme, gosto muito da Jessica Chastain e do Andrew Garfield, mas é indefensável! O filme também é muito vazio, não tem nenhum sentimento envolvido em nada, o Jim (Andrew Garfield) vai conhecer o filho dele que acabou de nascer e não esboça uma expressão de felicidade, como um diretor quer que você se aproxime dos personagens sendo que eles são totalmente insensíveis e antipáticos? Esse filme é uma aula de como não fazer cinema.
As atuações são até que legais, mas elas são muito atrapalhadas por estarem em um filme sem diretor e com uma maquiagem pesada, agonizante e que facilmente desconcentra. A Jessica Chastain na questão de voz, ela imita bem, mas depois de pensar um pouco, parece que é uma imitação para uma esquete ruim do SNL e maquiagem dela, especialmente na parte do maxilar e do queixo, é desconcertante, não combina, você olha para aquilo e não consegue desver, aquilo atrapalha e muito em tentar buscar qualidade na atuação dela (o triste é saber que ela infelizmente vai ganhar o Oscar por uma atuação que não foi nem a melhor dela em 2021). E o Andrew Garfield... Acho que todo mundo sabe que eu sou um grande fã dele, mas não dá, indefensável, primeiro que o personagem dele é insuportável, segundo que a atuação dele é igualmente insuportável e no ato final com ele idoso fica extremamente forçada (Andrew Garfield tem 38 anos mas tem cara de 29, não combina ele idoso, é bizarro). Eu fico com pena que a culpa não é nem deles, eles não tem culpa de estarem em um filme com diretor fajuto e sem personalidade, espero que o pessoal esqueça logo que essas performances estão no currículo deles, eles não merecem isso.
Sinceramente, nem sei mais o que dizer sobre "Os Olhos de Tammy Faye", minha variação de xingamentos sem ser palavras obscenas já acabou, mas eu vou repetir algumas: o filme é insuportável, vergonhoso, chato, arrastado, cringe, inassistível, sem pé nem cabeça, bagunçado, um terror para os olhos, desperdício de visão, ah f*da-se, perdi minha paciência, esse filme é uma M3RDA COMPLETA, VAI TOMAR NO MEIO DO C*, PERDI DUAS HORAS DA MINHA VIDA VENDO ESSA PORR4 ENQUANTO EU PODIA ESTAR FAZENDO ALGO MELHOR, MICHAEL SHOWALTER VAI PARA O INFERNO E ENFIA UM PEIXE NO C* E DIZ QUE É SEREIA, QUE ÓDIO QUE EU SINTO SÓ DE LEMBRAR QUE EU VI ESSE ESTRUPÍCIO DE FILME!
Nota - 0,0/10