Crítica - Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (Spider-Man: No Way Home, 2021)

Não é o melhor, mas é o maior filme de herói já feito.

🚨🚨 Esse texto está dividido em dois - primeiro a parte sem spoilers e após a nota tem os comentários com spoilers 🚨🚨

🚨🚨 Sem Spoilers 🚨🚨

Como sempre sendo bem sincero, minha desconfiança com esse filme era realmente muito grande, pois eu não gosto do Jon Watts como diretor, eu não gosto do Peter Parker do Tom Holland ser um parasita da tecnologia do Stark, eu não gosto da Zendaya, eu não gosto do segundo filme, eu não gosto de quase nada envolvendo o Homem-Aranha do Tom Holland como deu para perceber, mas, aqui, tanto Jon Watts quanto Tom Holland calaram a minha boca, o filme e o personagem do Homem-Aranha são incríveis, eu confesso que eu tô em choque até agora, faz quase duas horas que eu vi o filme e não acredito no que eu vi, eu não gosto de falar palavrão nos textos por n razões que não precisam citadas, mas aqui eu preciso falar: c4r4lh0! E cara, não dá para falar do filme sem spoilers, é uma tarefa praticamente impossível, mas eu vou tentar o máximo possível.

Vou começar logo falando dos problemas do filme para depois falar do que é bom aqui. No primeiro ato o filme é muito corrido, muito mesmo, com 30 minutos aproximadamente aparece quase tudo o que é visto no primeiro trailer, não tem passagem de tempo, é até um pouquinho estranho porque vai de uma data para a outra muito rápido e é uma longa passagem de tempo que é apressada, é de fácil confusão. Não gosto de algumas decisões narrativas tomadas, algumas soluções são muito fáceis e algumas são um tanto quanto absurdas de se pensar. Também não gostei de alguns efeitos visuais do filme, no geral é bom, nos personagens tá muito bom, mas meu problema mesmo é no chroma key, é zoado porque dá para ver claramente que é chroma key, é algo falho no filme, mas claro, eu me incomodei porque eu sei que é chroma key e tal, quem não sabe e só tá lá para curtir o filme acho que não vai se incomodar.

Vamos para a parte boa então. O Jon Watts trabalha muito bem com os personagens, principalmente no Peter, nos outros dois filmes solos víamos o Peter como um adolescente mimado parasita do Tony Stark que era insuportável e tomava decisões ruins, imaturas e muito longe do que o Homem-Aranha realmente tomaria, mas aqui é mudado tudo isso, vemos um Peter Parker se tornando independente, aprendendo a se virar sozinho, tendo suas próprias aventuras, decisões e traumas criados, que desenvolvimento de personagem maravilhoso, não dá para falar muito sobre como o personagem do Peter é composto nessa parte sem spoilers porque envolve muitos fatores importantes decorrentes ao longo da trama, então isso fica para o outro texto. A atuação do Tom Holland tá absurda, ele demonstra muito bem todos os sentimentos do Peter em todo o momento do filme, momentos cômicos, dramáticos, tensos, momentos onde ele precisava aparecer e chamar uma responsabilidade que ainda não havia chamado e como todos sabemos: "com grandes poderes, vem grandes responsabilidades", essa responsabilidade que ele chama é um fator fundamental para seu amadurecimento e sua emancipação na trama do filme.

Eu gostei da participação dos vilões no filme, o Lagarto e o Homem-Areia tão lá só por fanservice, tanto que na divulgação mal teve participação do Rhys Ifans e do Thomas Haden Church, mas como fanservice eles funcionam muito bem. O Electro eu gostei aqui mais do que no filme do Andrew Garfield que ele aparece (não é muito difícil também), ele não tem muita motivação, é mais o sadismo e a obsessão dele com a energia que o torna ameaçador. O Doutor Octopus é muito bom e o Alfred Molina sensacional quando aparece, ele mostra as duas facetas do Otto e tem uma atuação incrível, o desenvolvimento dele durante a trama é maravilhoso mas também é impossível falar dele sem spoilers. Enquanto ao Willem Dafoe eu devo dizer que a atuação dele aqui é melhor do que no original com o Tobey Maguire, ele também mostra as duas facetas do personagem, desde a inocência e solidão do Norman até a insanidade e maluquice do Duende, é uma das melhores atuações da história dos filmes de super-heróis, o overacting que ele faz em alguns momentos é maravilhoso, é uma atuação digna de Oscar sem exagero.

Jon Watts, meu amigo, foi você mesmo que dirigiu aqui? Não parece ter sido feito pelo mesmo diretor incompetente do último filme, aqui tirando algumas decisões criativas que eu já citei acima que é um problema, mas na questão da comédia é muito bom, o timing cômico, principalmente no primeiro ato, é muito bom, eu ri várias vezes de gargalhar mesmo. No drama também é muito bom, principalmente no segundo ato e no epílogo do filme, tem uma coisa meio dark envolvida que faltava nos filmes do Tom Holland, nos outros Homens-Aranhas do Tobey e do Andrew tinha algo sombrio que assombrava eles e era por isso que eles funcionavam, aqui demorou para eles perceberem que o Peter precisava sofrer para sair algo bom dele. E as cenas de ação são muito bem coreografadas, os golpes tem impacto, são divertidas, muito bem feitas mas também não dá para falar muito sem falar de spoiler porque vocês sabem. E também tem algumas cenas visualmente lindas que servem muito bem de wallpaper, tem até no trailer os dois exemplos que eu vou dar: a cena do Homem-Aranha nos meios de eletricidade ao pôr-do-sol e a cena do Homem-Aranha chorando na chuva.

Sinceramente me surpreendi positivamente com "Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa", com certeza é um dos melhores filmes da Marvel, um dos filmes mais épicos da história do cinema (não só envolvendo filmes de super-heróis), não é só uma conclusão de uma trilogia, é uma conclusão de uma primeira era dos super-heróis no cinema que começa lá em 2002 e se desfecha aqui, é um filme que não tá focado em ser incrível narrativamente, é um filme que quer servir apenas os fãs com muito fanservice e muita nostalgia, ele funciona muito bem nessa questão. O futuro que temos pela frente é brilhante, até anteontem eu nunca achei que eu diria essa frase mas eu digo agora: o legado de Homem-Aranha tá em muito boas mãos que são as do Tom Holland, a nova fase dele como Homem-Aranha promete nos trazer resultados espetaculares. Apenas sensacional, a melhor experiência que eu tive nos cinemas, eu tô tremendo até agora, achei que nunca mais viveria isso, mas agora eu tô realizado que eu vivi, vejam no cinema ou no torrent o mais rápido possível, só peço isso.

Nota - 8,5/10



🚨🚨 Com Spoilers 🚨🚨

Se você não viu o filme e tá aqui é porque quer saber se o Andrew e o Tobey aparecem, então eu vou matar logo a curiosidade e dizer que sim, eles aparecem e são co-protagonistas do filme desde que eles aparecem, eu gostei muito dessa decisão, não deixa apenas fanservice, eles tem função importante dentro da trama, eles são importantes para o desenvolvimento do Tom Holland como Peter e como Homem-Aranha e também desde o primeiro momento tem função na trama de derrotar os vilões e tal. E cara, eu não sabia que eu precisava ver Andrew Garfield e Tobey Maguire juntos contracenando tanto assim, os dois juntos são muito bons, eles tem uma relação fraternal maravilhosa, é algo de irmão mesmo, eles se entendem demais e tem cenas incríveis juntos deles conversando sobre suas respectivas vidas, sobre relacionamento, tio Ben e etc. é algo maravilhoso, obrigado Kevin Feige, obrigado Avi Arad, obrigado Amy Pascal, obrigado Marvel, obrigado Sony por fazerem isto acontecer, meu eu de 11 anos que via os filmes do Tobey e do Andrew passando direto na TV está muito emocionado com isso.

O que eu falei sobre o Peter ter traumas foi sobre ele perder alguém importante para ele, era meio óbvio que ele ia perder alguém mas a dúvida era: "quem seria?", tinham teorias sobre ser a Tia May, o Ned ou o Happy, mas a primeira estava certa e a cena da Tia May morrendo dói profundamente, pois mesmo sendo a pior Tia May do cinema ainda é a Tia May, ainda é a personagem querida que dá os conselhos para o Peter, é triste demais ver a cena, ainda sendo idêntica a cena do Tio Ben lá no primeiro "Homem-Aranha" do Tobey, até sendo referenciado a frase do "com grandes poderes, vem grandes responsabilidades". Ainda acredito que tenha existido um Tio Ben nesse MCU mas que deve ter morrido já há algum tempo, talvez até quando o Peter era criança, até porque é citado em "Homem-Aranha: De Volta ao Lar" que a Tia May tá mal desde que perdeu alguém.

Eu gostei de terem transformado o Octopus novamente num homem bom, vocês sabem, eu não gosto do "Homem-Aranha 2" do Sam Raimi, mas eu adoro o Doutor Octopus do filme e essa mudança do Alfred Molina do cara bonzinho para o cara mal na atuação é meio repentina mas é muito boa, aqui ter novamente isso na ao contrário é incrível, o Alfred Molina manda demais no papel em todas as cenas do filme, desde as que ele está mais insano até as que ele tá heróico no final.

A primeira vez que o cinema foi abaixo na minha sessão foi quando aparece novamente o Charlie Cox como Matt Murdock e como é bom ver ele de volta, eu vi as duas primeiras temporadas do Demolidor quando lançou, lembro de pouca coisa, mas é muito nostálgico ver ele na tela contracenando, falando como advogado, tendo utilização do poder dele, me lembra do meu eu inocente vendo a série e perdendo a inocência naquela cena do corredor pela primeira vez, só senti falta dele mencionar alguma coisa do Foggy quando ele tá falando sobre ter um bom advogado de verdade. Outra vez que o cinema foi abaixo foi quando o Electro diz que "deve ter algum Homem-Aranha negro por aí", o Miles vai aparecer na próxima trilogia do Tom Holland, com certeza e é bom ver ele sendo citado mais uma vez desde o De Volta ao Lar.

Postagens mais visitadas