Crítica - Casa Gucci (House of Gucci, 2021)

Uma comédia não-intencional.

Esse era um dos filmes que eu mais aguardava em 2021, primeiramente por ser do Ridley Scott, que pode ter uma porrada de filme ruim (ele tem mais filme ruim do que bom na realidade), mas que é um diretor que quando tá inspirado, solta ótimos filmes, como foi neste mesmo ano de 2021 com "O Último Duelo" (que é meu filme favorito dele e um dos meus favoritos do ano). Segundamente porque o elenco tem Al Pacino, Adam Driver, Lady Gaga, Salma Hayek e Jeremy Irons, um elenco muito talentoso que poderia trazer atuações espetaculares e com isso causar uma grande imersão na trama. Terceiramente, a história cujo o filme se baseia é muito interessante e verdadeiramente poderia dar uma obra prima do cinema se bem trabalhada, mas esse filme é o contrário de tudo que eu esperava, o filme parece uma sátira em vários momentos, é um filme que causa desconforto e vergonha alheia e o filme é um porre, parece que não acaba nunca e uma hora você até desiste de olhar para o filme e vai pensar em outra coisa.

Começando que o Ridley não tava inspirado aqui, ele é bem inconscientemente na sua direção, parece que as vezes ele deixou o set e botou outro cara completamente aleatório e inexperiente no lugar dele, o filme tem vários momentos que você não entende bulhufas do que está acontecendo, o filme não tem nenhuma passagem de tempo, tudo que dentro da trama acontece em vinte anos, no filme em si a sensação é que dura no máximo seis meses e isso deixa o filme extremamente confuso, pois em um minuto esse cara é aliado de outro aí cinco minutos depois já são inimigos, em uma hora o cara é motorista e segundos depois ele já é o presidente da Gucci, é um negócio bisonho. E cara, o jeito que ele conduz o filme parece uma novela, esse filme é literalmente uma novela das nove só que com um monte de ator famoso forçando sotaque italiano e sinceramente, é mais fácil comprar a ideia de uma novela das nove do que a desse filme. Esse filme também não prende em momento algum, é um filme chato, é um sonífero, é uma cura para insônia, tem horas que ele parece durar uma eternidade, principalmente dos 30 minutos de exibição até umas duas horas e dez de filme, ou seja, praticamente 90% do filme é desinteressante, é um filme que me perdeu enquanto eu estava assistindo várias e várias vezes. Também é uma obra extremamente anti-climática, quando o filme chega no ápice que é o assassinato de Maurizio (Adam Driver) e quando chega, nem dá para sentir o impacto do tiro, nem dá para sentir que o gatilho foi puxado, sinceramente foi broxante.

Para mim o principal problema do filme é que ele é uma comédia não-intencional, pois ele é tão idiota que acaba ficando engraçado, são atuações extremamente caricatas que te deixam com uma vergonha alheia nível "Borat", se o filme se assumisse como uma comédia boba mesmo, seria até um filme legal, mas o filme se leva muito a sério, o Ridley acha realmente que aquilo ali é sério, que as pessoas estão se importando, mas na verdade parece uma esquete de três horas do Zorra Total com featuring do Jared Leto. Tem um diálogo nesse mesmo filme onde Patrizia (Lady Gaga) diz para Maurizio:
- "Isso é sério e você está achando engraçado"
E parecia que ela estava falando isso diretamente para mim que estava gargalhando com um filme dramático, porque é um filme tão besta, tão ridículo e que se leva tão a sério que acaba deixando ele engraçado. Esse filme na verdade se você for ver na zoeira, até pode se divertir, mas esse aqui em si eu não consegui levar na zoeira não, o Ridley é totalmente o contrário de zoeira e ele nunca faria de um filme cinebiográfico, uma comédia tola.

Mas para mim a pior parte do filme é o elenco, que decepção gigante! Lady Gaga aqui força um sotaque italiano estranho e muito acentuado e sabe, dá para notar ela forçando só prestando um pouco de atenção no tom vocal, além disso ela não convence nem um pouco, tem uma atuação bastante artificial, fazendo caras e bocas e sendo bonita, o papel dela aqui basicamente é esse, pois de resto ela não faz nada! Adam Driver também, que decepção, amigão... Poxa, o cara é um dos atores mais talentosos que tem atualmente e ele me faz um papel onde ele fica com uma cara de bunda a là Timothée Chalamet o filme todo, além também de ter um sotaque que as vezes parece que ele esquece que tem e não faz. 

E a pior atuação do filme é a do Jared Leto, primeiro que a maquiagem dele é ruim e dá para sentir a prótese ali querendo sair para fora, segundo que ele parece o filme inteiro que ele tá imitando o Luigi com aquele sotaque horrível e com um bigode nojento, terceiro que parece que ele tá satirizando o personagem dele, mas não, ele tá atuando a sério ali, esse cara é um dos piores atores de Hollywood na atualidade, aqui é só mais uma prova disso. Também tem péssimas atuações por parte da Salma Hayek e do Al Pacino, uma pena, a Salma Hayek é uma boa atriz e não merece se subjugar a um papel tão mal explorado quanto esse e o Al Pacino, uma das maiores personalidades vivas do cinema, faz um papel bizarro e que é totalmente esquecido ao longo da trama, ele faz um arquétipo que parece um cafetão bilionário e insuportável. O único que se salva do elenco é o Jeremy Irons, mas ele foi muito mal aproveitado dentro do filme, merecia muito mais tempo de tela.

É um filme bem produzido em questão de figurino, de direção de arte e de fotografia, são bastante bem feitas e a recriação dos figurinos da Gucci é de uma maestria enorme. "Casa Gucci" é um filme que se leva muito a sério, mas que parece uma sátira, uma esquete de três horas, um filme onde tudo é ridículo, desde a direção a, principalmente, o elenco totalmente desperdiçado, apesar de ter uma coisa ou outra legal, no geral é um filme extremamente broxante e decepcionante, sinceramente eu não sei mais o que esperar do Ridley, é o diretor mais inconsistente de Hollywood. Mas, se você ver na zoeira pode até curtir, deve ser um ótimo filme para se ver sob o efeito de drogas alucinógenas ilícitas.

Nota - 5,0/10

Postagens mais visitadas