Crítica - Uncharted - Fora do Mapa (Uncharted, 2022)

Sentimentos mesclados.

"Uncharted" talvez seja uma das maiores franquias de jogos, uma franquia clássica que todo mundo pelo menos já ouviu falar sobre, é meio que uma mistura de "Indiana Jones" com "Tomb Raider" e é uma franquia de jogos que todo mundo gosta, com milhões de fãs e com isso, tornou-se questão de tempo até que houvesse uma adaptação cinematográfica e depois de um curta bem sucedido estrelado por Nathan Fillion e Stephen Lang, cá estamos para o longa e devo dizer: não é ruim, mas poderia ter sido muito melhor, esse filme realmente me traz a vibe de um videogame, mas ele é meio apressado e parece que seu principal objetivo foi ser feito para iniciar uma franquia.

As críticas ao filme já iniciaram quando foram escalados Tom Holland e Mark Wahlberg para os papéis de Nathan Drake e Sully, respectivamente e não são atores que correspondem a idade dos personagens no jogo, são mais novos e nos ficou claro que o filme foi feito como uma espécie de "filme de origem" e então, só nos restava esperar para ver o que fariam. O diretor do filme é Ruben Fleischer, que ao mesmo tempo que dirigiu a obra-prima "Zumbilândia" (2009), também fez filmes como "Venom" (2018) e ele é uma incógnita, igual as expectativas para esse filme, mas até que ele vai bem, as cenas de ação são muito boas e ele extrai um carisma dos protagonistas que deixa o filme bem legal de assistir. O filme demora um pouco para engrenar, o início dele é todo bem estranho, desde paleta de cores até o jeito que ele filma os personagens, as atuações são meio bizarras, mas ao longo do filme esse estranhamento magicamente some e as cenas começam a melhorar a filmagem e você vai desligando o cérebro e aproveitando o que aquela aventura tem a oferecer.

A aventura do filme é boba, mas me deixou entretido naquilo ali, é algo simples, genérico, mas que eu fiquei atento a história e realmente a estética e a vibe que ela trouxe é a de um jogo de videogame, tem várias fases e os personagens vão passando por esses desafios até chegar ao chefão e logo depois ao objetivo final e a forma como tudo isso é construído verdadeiramente remete às cutscenes dos games. Mas nessa trama temos vilões extremamente genéricos e inexpressivos, isso já era meio esperado porque Hollywood pensa que querer vilão bom em filme baseado em game é "pedir demais", primeiro que o Antonio Banderas tem um papel no filme e que é quase inexistente, ele parece um fantasma ali no meio, segundo que os vilões não põem nenhum instinto de ameaça, quando eles chegam é claro que eles vão ser facilmente espancados pelo Peter Parker com as suas piruetas hiper mega mirabolantes com triplo flip e cotovelada.

O filme ele é bastante elevado pelo carisma dos protagonistas. O Tom Holland é muito carismático, ele te convence da história do Nathan Drake e ele faz bem esse arquétipo meio Indiana Jones do cara corajoso, mas também que é um cara meio brincalhão, irresponsável e mulherengo, é um papel qualquer coisa mas o carisma do Tom Holland é inegável, eu não consigo desgostar dele e o que ele faz aqui te prende na história do filme, você cria uma afinidade pelo personagem e ele é um herói bem legal de ver o crescimento. E o Mark Wahlberg também é muito carismático, essa figura mais nova do Sully (ainda sem seu característico mustachão) viciada em dinheiro é muito engraçada, de certa forma me remeteu a uma espécie de live-action do Seu Sirigueijo, a ganância do Sully é muito engraçada, tem os momentos de desconfiança dele que são muito divertidos e o Mark Wahlberg é extremamente engraçado, ele é um cara muito legal e o papel dele indo mais para a comédia foi extremamente funcional para mim.

É um filme perfeito? Obviamente não. É um filme bom? Não sei. Só sei que eu me diverti muito vendo ele, desliguei o cérebro e consegui me entreter assistindo essa jornada que tecnicamente adaptou muito bem a estética e a vibe de um jogo da franquia. "Uncharted - Fora do Mapa" é um filme de ação genérico, mas que me divertiu bastante, eu gostei de assistir, a ação é bem legal, a trama é simples e genérica, mas eu fiquei atento e acabei gostando, os vilões não passam de soldadinhos genéricos e o filme pode ser meio bizarro para algumas pessoas. Certamente teremos um segundo filme e espero que eles melhorem, eu gostei, mas poderia ser melhor.

Nota - 7,0/10

Postagens mais visitadas