Crítica - Loki (1ª Temporada, 2021-)

Uma das piores obras do MCU.

O deus da trapaça retorna trapaceando a mente de espectador médio e acabou me entregando minha maior decepção desse ano, eu esperava bastante da série, mas ela já me perdeu no primeiro episódio. Basicamente a série segue a história do Loki que roubou o Tesseract em "Vingadores: Ultimato" e acabou cometendo uma anomalia no tempo e foi preso por uma espécie de polícia da linha temporal e assim que começa a série. O primeiro episódio foi uma das experiências mais maçantes que eu já tive na minha vida e essa dor foi se estendendo ao longo dos dois episódios seguintes, que eu particularmente achei horrorosos, depois o quatro e o cinco dão uma leve melhorada, mas ainda em um nível bem baixo e o seis é só mais do mesmo. Primeiramente que essa é a série mais previsível de super-herói de todos os tempos, eu já matei o negócio do vilão ser o Kang no segundo episódio, o negócio da TVA serem todos variantes eu matei no primeiro episódio já e o multiverso eu já tinha matado quando aparecem as variantes do Loki e vocês sabem que eu não tenho problema com previsibilidade em obras audiovisuais contanto que elas tenham uma boa jornada até chegar ao ponto que você já matou, mas não é a questão aqui, a série não me prendeu em nenhum momento durante três episódios, o quarto episódio eu já achei mais interessante porque eles souberam como trabalhar o conceito da TVA e conseguem construir um bom plot em volta da situação da descoberta e o quinto eu acho funcional por conta da interação do Loki com suas variantes, no sexto é picuinha para encher saco de fã que vai criar teoria... É triste, o Loki na minha opinião é um dos melhores personagens desse universo, ele merecia coisa melhor do que isso, aqui o que vemos é pura enrolação, não teve nenhum valor de entretenimento para mim, é uma série que utiliza de uma forma repetitiva onde passa todos os seus episódios explicando mal conceitos interessantes com diálogos altamente preguiçosos e expositivos, assim como outra obra do MCU: "Doutor Estranho".

Na realidade eu acho que minha opinião sobre essa série e "Doutor Estranho" é praticamente a mesma: são duas obras que eu desgosto, que eu acho desperdício de personagem, um vilão mal utilizado, elenco maior que o resultado, casal bosta e com algumas qualidades que até conseguem dar o mínimo de valor de entretenimento para a obra - como o esforço do protagonista mostrando o porquê de ser o personagem definitivo no MCU e um visual absolutamente incrível. Na minha opinião, o vilão da série foi muito mal aproveitado, mas dá para justificar porque o Kang já foi confirmado em "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania" e provavelmente ele será o grande vilão da segunda saga do MCU, então esse erro é perdoável. Porém imperdoável é a Sylvie, uma das piores personagens do MCU, é uma personagem irritante, que tem atitudes mimadas e que só fez eu criar antipatia por ela, a atriz é muito fraca, ela fica contida na atuação até nas cenas românticas e de ação e me passa muito uma falta de confiança dela atuando, parece que ela quer estar ali, porém que está bastante nervosa e acho que ela poderia ter se preparado mais. O romance dela com o Loki é um bagulho triste, é o casal do MCU com a menor química possível (o que é meio bisonho vindo de um relacionamento narcisista onde o cara namora com uma mulher que é outra versão dele mesmo), cara, eles não combinam, o match não tá dado, eles parecem mais desconfortáveis perto do outro do que qualquer outro sentimento, não chega a ser um casal ruim no nível de Hulk e Viúva Negra, mas ainda sim é um casal que acho que ninguém com cérebro realmente ache que combina. É impressionante como a série só funciona com o Tom Hiddleston em cena, quando sai dele, a série se perde totalmente, fica chato de assistir, perde muito peso, a série se perde muito quando corta apenas para o Mobius ou para a Sylvie, fica incrivelmente desinteressante e corta total o clima da série, o Loki continua um baita personagem e agora no papel protagonista, o Tom Hiddleston demonstra mais presença de tela, mais imponência, ele consegue dar um ar mais bad-ass para o personagem e ele consegue transformar uma série medíocre em algo assistível com uma atuação onde ele realça trejeitos de confusão e malandragem em seu personagem, finalmente criando uma real sensação de que ele é o deus da mentira de uma forma crível, além de transpassar todo seu narcisismo conseguindo dar um pouco de sentido à uma metáfora mal trabalhada pela diretora, sua interação com as variantes é muito boa, principalmente com o Loki clássico do Richard E. Grant (que mostra mais uma vez o quanto é ridículo os uniformes clássicos fielmente adaptados no cinema) e também tem o Loki jacaré que é mais um bichinho carismático do MCU (não vou fazer a piada do vacinado porque aí é de lascar). Gosto muito também da parte visual da série também, é muito bonita visualmente, os efeitos são espetaculares no padrão Marvel, a construção de universo, da TVA e das linhas do tempo visitadas durante a série, além da cidadela de Kang no último episódio, é tudo muito bem pensado e muito bom na prática, é uma construção visual bastante interessante onde opta várias vezes por tons arroxeados na paleta de cores e eu adoro essas cores roxas que se sobressaem visualmente, acho isso muito bonito. E a trilha sonora é absurda de boa, a escolha musical é muito agradável, são todas músicas de alta qualidade e a trilha sonora original da série em si é boa, não foge muito da trilha de outras obras do MCU, mas combina demais com as cenas e o tema de abertura é marcante.

É uma série que com certeza será bastante importante no futuro, o final já mostra possíveis consequências e provavelmente é isso que irá gerar as tramas de "Homem-Aranha: Sem Volta para a Casa" e "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura", mas não entendi o porquê de uma temporada 2 se pode ser tudo resolvido durante a própria fase 4, essa fase 4 ainda está meio confusa, não sabemos que história ela vai seguir primeiramente, provavelmente é essa mesmo dos multiversos, mas vamos ver, só o futuro dirá. "Loki" até o momento é a minha maior decepção desse ano de 2021 e a pior série do MCU, uma das piores obras da Marvel, apesar de ter bons elementos, um bom protagonista e uma trilha sonora absurda, é uma série que só enrola, só faz explicações o tempo inteiro e isso acaba deixando-a maçante, porque é só o um explica explica explica o tempo todo que no final só gera mais perguntas e isso me irrita tanto, eu não gosto de nada assim porque só demonstra preguiça de quem tem comando criativo e acaba desperdiçando uma baita história. O curta dos Simpsons especial da série é muito melhor que a série em si. Na minha visão, a série é xoxa, capenga, manca, anêmica, frágil e inconsistente.

Nota - 4.0

Postagens mais visitadas