Crítica - Vingadores: Ultimato (Avengers: Endgame, 2019)

Um final mais que digno.

Finalmente estamos aqui, depois de 11 anos de espera, depois de 21 filmes, de mais de 60 personagens, de 2692 minutos de exibição, temos o clímax dessa história, o ápice e o encerramento dessa grandiosa saga. Falando a real, em 2008 a Marvel não era ninguém, sempre vivia na sombra e DC e sendo carregada pelo Homem-Aranha e pelos X-Men, não tinha muita relevância e o que eles fizeram para chegar até aqui é um resultado absurdo de projeto, planejamento, trabalho e administração, eu tenho que bater palmas para o Kevin Feige, pois apesar de eu criticá-lo em vários momentos desse especial, esse cara é um dos caras mais esforçados de Hollywood atualmente, todo o esforço, trabalho e dedicação que ele teve para seu sonho sair do jeito que ele queria (nem tanto porque algumas coisas tiveram que ser mudadas ou canceladas) é de aplaudir, esse cara é um grande produtor e o resultado de todo o trabalho dele é posto aqui, eu como nerd só tenho a dizer "obrigado" para ele, por ter ampliado a visão do público geral sobre os heróis da Marvel, hoje qualquer maconheiro da esquina sabe o que é o MCU, a Marvel ganhou bilhões de fãs, é absurdo o que aconteceu durante aqueles 11 anos, deu até uma nostalgia vendo o filme lembrando de época que tínhamos a saga do infinito filme a filme, sendo lançada, criando teorias, um negócio frenético, eu nasci na geração certa para ser nerd, era incrível. Sinceramente eu tenho pena de quem não gosta disso, ser nerd é muito bom, essa emoção, essa adrenalina, é muito boa de sentir, criar teorias na cabeça, por mais que não façam o mínimo sentido, é muito legal, acompanhar esse universo de heróis, ver os personagens evoluindo a cada filme em uma história contínua que fica incrível de assistir, além da Marvel, só existe outra franquia nesse nype, que é "Harry Potter", se você não gosta disso, não sabe o que tá perdendo (na realidade acho que nem todos os haters realmente desgostam do filme por conta de experiência própria, alguns desgostam por seguir moda, outros para se pagar de inteligência superior, sendo que no fundo olha para o espelho citando frases do Homem de Ferro, não tenho nada contra quem não gosta do filme por experiência, mas fingir desgostar por esses dois motivos citados é idiotice, eu sei disso porque eu já fui uma dessas pessoas, é uma fase).

Vamos para o filme em si. O filme começa em um tom mais sério, mais dramático, que já começa com todos os familiares do Gavião Arqueiro morrendo, depois mostra o Tony à beira da morte em condições miseráveis, é até meio difícil de assistir, o tom dado é muito sério e o espectador sente muito o impacto, é impossível não empatizar a dor daqueles personagens, afinal eles perderam personagens que nós vínhamos acompanhando há anos também, o impacto no espectador é pesado desde o Vingadores anterior. Na cena seguinte vendo Thanos em sua aposentadoria tentando fazer sua janta quando é atacado pelos Vingadores e essa cena, não é bem uma cena de ação, os Vingadores ficam segurando ele e só tem duas ações violentas durante a cena de verdade, mas é uma cena bem executada demais, só mostra quanto o Thanos é um vilão esperto igual o das HQs e o quanto ele não quer nunca falhar, ele tem essa sede de querer que tudo der certo. Quando o Thor arranca a cabeça dele foi um momento meio wtf? no cinema, seria o maior bait da história o filme acabar em 20 minutos, mas o filme continua e vemos os heróis tentando se adaptar ao blip, alguns conseguem se adaptar bem como o Capitão, mas a Nat é até triste de ver, ela não tem mais ninguém, ela tá tentando manter os amigos dela o mais próximo possível porque ela não tem nada a perder, o arco dela é construído de uma forma dramática e a atuação da Scarlett Johansson é incrível, ela fica o filme inteiro com uma cara mais cheia, mais desanimada, mais triste, bem diferente da Nat que vimos em outros filmes que era totalmente sedutora, irônica e esperta, até dói.

O grande herói desse filme basicamente é o Homem-Formiga, que surge com a solução toda de viajar no tempo e o plano dele dá certo, de certa forma, o erro não foi dele do Thanos ter vindo para o presente. Bom, mas voltando ao ponto, o Homem-Formiga é tipo o olho do espectador nessa primeira cena dele e em algumas outras também, o Scott saindo do Reino Quântico e vendo o mundo totalmente devastado, mais triste, mais cinza, bem mais desesperador, vendo memorial dos mortos e desesperado com a situação, o reencontro dele com a filha é ele sentindo conforto novamente depois de cinco horas que acabaram sendo cinco anos, é a única coisa que ele tem depois de praticamente um "coma" enquanto o mundo foi dizimado. Outro personagem que eu acho incrível no filme é o Tony Stark, novamente eu elogiando o RDJ aqui nesse especial, mas não tem como, o cara é incrível, aqui ele faz uma participação onde ele tem que se arriscar mais no drama, saindo da zona de conforto dele durante os filmes do bilionário irônico, agora indo para o pai de família que é traumatizado e que só quer seguir a vida, ele se sai muito bem e acho que como foi a última participação dele, ele guardou todo o potencial de atuação para guardar aqui, ele tá absurdo, as primeiras cenas dele são incríveis, ele indo para um tom mais dramático, atuando como se realmente estivesse morrendo e ainda sim resistindo e querendo bater de frente, sendo o mesmo Tony Stark dos filmes anteriores, ali ele se supera, tem também a relação dele com a filha, que é muito bonitinha e basicamente é o que dá motivação a ele durante o filme todo, ele tem muita química com a atriz, eles dois fazem uma boa dupla e bem carismática e é legal ver aquele cara que víamos como um bêbado irresponsável narcisista no início, virou um pai de família e que no final se sacrificou para salvar a vida de trilhões de pessoas. Tem dois outros personagens que eu gosto muito no filme: Thor e Gavião Arqueiro. O Thor tem um dos melhores arcos do filme, o Thor aqui tá tacando o dane-se para tudo, ele só quer beber, ver tv e jogar videogame o resto da vida, ele tá em depressão e é deixado implícito que ele tem TEPT também quando a forma de agir dele muda totalmente quando o Hulk fala "Thanos", o Thor aqui é uma mistura de The Dude de "O Grande Lebowski", os policiais de "Superbad - É Hoje" e até do Tony Stark dos quadrinhos, além do fato da representatividade de um grupo que eu faço parte, que é o dos obesos (essa última parte é sacanagem, liga não). Enquanto ao Gavião Arqueiro, é um arco parecido com o do Thor, onde ele perde todo mundo que ama, só que ele segue o caminho contrário do Thor, onde ele começa a descarregar a raiva dele no prazer de matar que ele não tem normalmente, ele começa a ter um ódio descomunal e uma sede de vingança, deixando até os Vingadores assustados, ele aqui nem é mais o Gavião e sim o Ronin, outro alter ego que ele assume nos quadrinhos e sinceramente esperava mais da participação do Ronin, deveria ter ele usando o uniforme mais vezes. Esses dois personagens ainda comprovam a filosofia do Coringa de que só basta um dia ruim para corromper uma boa pessoa, um foi corrompido para o lado da tristeza extrema e o outro pela raiva e pela vingança.

Até agora eu tava falando do filme em ordem, mas agora eu vou dar uma parada e aplaudir o trabalho incrível dos Irmãos Russos, eles conduzem o filme muito bem, sabem muito bem o ritmo e o tom que vão dar a cena e sabem envolver o espectador em todos esses ritmos e tons no filme inteiro, o drama, a adrenalina, comédia, aventura, sci-fi, esse filme é uma mistura de todo tipo de ritmo e de gênero, tudo bem organizado e bem feito. Para mim a melhor parte do filme é a viagem no tempo, nessa parte eu tenho uma sensação de conforto gigantesca, onde eu já tô tão imerso na história que eu me sinto como um personagem lá e é muito legal ver esses vários arcos acontecendo separadamente, a aventura é muito legal, é muito bom de acompanhar e a vibe que os Russo passam nessa parte é muito legal, muito confortável, muito legal de assistir. Porém a parte mais grandiosa do filme é o terceiro ato, a parte mais grandiosa do MCU na verdade, é aonde tudo que os fãs queriam que acontecesse acontece e de forma nem um pouco forçada, ok, o Capitão pegando o Mjölnir foi muito do nada, mas dá para ignorar porque acontece o mesmo nos quadrinhos, mas o resto é muito legal, vemos TODOS os heróis (vivos) desse universo juntos lutando contra uma ameaça em comum (incluindo o lendário Howard, o Pato), tudo que queríamos ver, temos o Capitão falando "Vingadores Avante!", a frase clássica dele dos quadrinhos, tem a A-Force, a Pepper Potts como Resgate, Homem-Formiga gigante, os heróis trabalhando em harmonia, aaaaaa, ser nerd é muito bom, cara, é emocionante ver isso na tela, eu que desde criança sonhava em ver isso, quando realizou eu só consegui ficar encantado. Tem muita gente que procura erro no filme e realmente tem erros, mas os erros mais apontados são muito refutáveis, primeiramente temos "coincidências narrativas", mas aí você não viu os 21 filmes anteriores que tem essa mesma coisa, não é um problema desde que seja bem utilizado, tem também "a viagem no tempo não faz nenhum sentido", não é para fazer sentido científico ou realístico, é um filme feito para a pessoa ir lá, ver, se divertir e ir embora, quer pensar vai ver um filme que quer isso, aqui não é a proposta, além da reclamação dos clássicos "furos de roteiro", sendo que isso nem existe, o roteiro não existe dentro do filme, é algo pré-filme e é separado, então como vai ter um erro do roteiro? Além do mais, ver o filme procurando furos de roteiro é perca de tempo, frescura e chatice, a você faz isso, já está morto por dentro.

Para mim os erros do filme são forçar a comédia em algumas situações que não cabia e nem são engraçadas, como a cena das crianças na lanchonete com o Professor Hulk e o Homem-Formiga, ali é inimigo do riso total. Acho que a participação inteira do Hulk aqui é um erro, ele só serve para dar o estalo, de resto é um personagem que tem momentos cômicos forçados, que tem situações no filme desagradáveis, não é carismático e o Mark Ruffalo foi totalmente limitado aqui, não gostei muito do conceito do Professor Hulk nos cinemas, nesse primeiro filme aqui ainda não me convenceu, espero que no futuro saibam como usá-lo melhor. Antes de ir para as considerações finais, gostaria de falar sobre a morte do Nat que muita gente fala que foi um desserviço com a personagem, eu discordo, pois tem homenagens para ela no filme sim, só que de forma implícita, tem vários diálogos sobre ela e sempre nas cenas onde os heróis estão enfileirados, tem um espaço vazio que é onde ela se encaixaria ali (na cena do assemble, da A-Force e no funeral do Stark), além de que ela ia ter um filme solo que também serviu como uma baita homenagem com ela, não foi desserviço, tá lá as homenagens, só prestar mais atenção.

Esse filme é gigante, se somar os créditos dá mais de três horas e ainda tem várias cenas deletadas, eu vi algumas e acho que poucas poderiam ter sido incluídas, outras que ainda bem que foram excluídas porque mudariam o rumo de alguns personagens totalmente (a cena do Stark entrando na jóia da alma pós-estalo é o maior exemplo disso) mas uma que deveria ter sido incluída são os heróis se ajoelhando perante ao corpo do Stark no campo de batalha, ali deveria ter aparecido, mas não sei o porquê de terem removidos, é uma ótima cena e seria o universo se despedindo do cara que criou tudo isso. "Vingadores: Ultimato" é o maior filme da Marvel, não é o melhor, nem de longe, mas com certeza é o mais épico, o mais arrepiante, o mais emocionante, é tudo que os fãs queriam ver, é a emoção, é a adrenalina, não quero saber de física irrealista, furo de roteiro ou artifícios narrativos fáceis, queria ver um filme de aventura incrível que me desse tudo que eu quisesse como fã e é isso que o filme entrega, é um filme de fãs para fãs (tanto que a maior parte das pessoas que desgostam de verdade nunca leram um quadrinho na vida), é incrível. O que a Marvel fez poucas franquias irão fazer no futuro, foi uma honra acompanhar essa saga e espero que seja uma honra igualmente maior acompanhar a nova saga agora. Ficou marcado, não será esquecido tão cedo. Eu até ia dizer que o filme perdia com a experiência em casa, mas pensando melhor, ele só melhorou minha experiência. É o final que esse universo merecia, um final épico e digno!

Nota - 8.5

Postagens mais visitadas